SISU 2019 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

SISU 2019 inscrição poderá ser feita pelos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e ela permitirá a estes estudantes se inscreverem em instituições do ensino superior que utilizem a nota do ENEM como forma de seleção, tanto integralmente, quanto parcialmente.

O Sistema de Seleção Unificada, que é mais conhecido pelos estudantes do Brasil inteiro como SISU, é uma plataforma digital que foi lançada no ano de 2010 e que foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC).

Apesar de toda a sua importância, a grande verdade é que este sistema ainda não é conhecido por todos os estudantes brasileiros, e por este motivo, nas próximas linhas deste artigo nós vamos procurar falar mais sobre ele, com especial foco para a Inscrição SISU.

SISU 2019

A primeira coisa que o estudante que se interessou pelo Sistema de Seleção Unificada precisa saber é como funciona o SISU, para entender sua mecânica e para conseguir acompanha-la, de modo a fazer uso de suas vantagens.

O SISU 2019 oferece, todo semestre, a abertura de vagas para universidades públicas das mais concorridas, e sua grande vantagem reside no fato de que a Inscrição SISU é totalmente informatizada e muito moderna.

SISU 2019 Inscrição

A nota que o estudante alcançou no ENEM é utilizada pelo SISU, que faz a classificação dos candidatos com base neste resultado, permitindo a eles ingressarem na universidade desejada sem a necessidade de prestar o vestibular convencional para isto.

Este modelo permite maior agilidade ao processo, e faz com que as universidades participantes possam fazer a seleção de uma maneira muito mais rápida e muito mais moderna também.

Quem pode fazer a SISU Inscrição

Será muito importante para os estudantes que desejam realizar as Inscrições SISU ficarem cientes de quem pode se inscrever no programa, já que os candidatos precisam apresentar alguns pré-requisitos.

Dentre os pré-requisitos necessários para que uma pessoa possa realizar a Inscrição SISU estão os seguintes:

  • Ter prestado o ENEM do ano anterior (obrigatório);
  • Ter conquistado uma nota maior que zero na redação do exame;
  • Apresentar o número de inscrição e a senha que foi gerada no sistema do ENEM.

É fundamental lembrar também que para alguns cursos e para algumas instituições, haverá a adoção de notas mínimas para que a Inscrição SISU seja realizada com sucesso.

Caso o estudante não tenha alcançado a nota mínima, o sistema do SISU irá informar no momento da inscrição.

SISU 2019 Inscrição

Agora, para o estudante que se enquadrou nos pré-requisitos apresentados anteriormente, a SISU inscrição poderá ser feita pela internet seguindo as instruções abaixo:

SISU 2019 Inscrição


Passo 01: Acesse diretamente no site do programa, através do endereço: www.sisu.mec.gov.br.


Passo 02: Será importante sempre acompanhar e respeitar o calendário que é divulgado pelo SISU, lembrando que o número de inscrição no ENEM e a senha que foi cadastrada no site oficial do exame serão utilizadas no momento de realizar a Inscrição SISU.


Passo 03: Fazendo a etapa única de Inscrição SISU, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos para se inscrever, de acordo com sua ordem de preferência, e dentro da lista de instituições participantes do programa.


Caso o estudante tenha perdido a estas informações tão importantes (número de inscrição do ENEM e senha de acesso), elas poderão ser recuperadas por meio de um procedimento simples.

O calendário é divulgado oficialmente pelo SISU, e o candidato que deseja fazer a SISU 2019 inscrição precisa ter em mente que o período de inscrições será curto, sempre não extrapolando os 3 dias.

Neste calendário também estarão as seguintes informações:

  • A data para divulgação do resultado da primeira chamada;
  • O prazo para garantir participação na lista de espera do SISU;
  • Data de início da convocação da lista de espera do SISU.

É importante ressaltar que o candidato que fizer a Inscrição SISU poderá fazer a alteração de suas opções de cursos, caso venha a desejar, sempre lembrando que valerá somente a última inscrição que foi realizada no site do programa.

Ao final do prazo de Inscrição SISU, o sistema do programa irá selecionar os melhores candidatos dentro de cada curso, de acordo com a nota do ENEM, por modalidade de concorrência.

Para os casos em que o candidato não consiga alcançar a nota mínima para o curso selecionado, ele poderá entrar na lista de espera do SISU, que ofertará as vagas que foram perdidas por outros candidatos (ou porque abriram mão da vaga, ou porque não entregaram a documentação no prazo).


Portanto, se você deseja muito ingressar em algum curso do ensino superior em uma instituição pública de qualidade, você precisa se preparar para prestar o ENEM, e tentar conquistar uma excelente nota, para que possa fazer a Inscrição SISU e possa participar do processo seletivo deste que é um dos melhores programas educacionais que o Brasil já teve.

Caso tenha alguma duvida a respeito da SISU 2019 inscrição deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *