INSCRIÇÃO PARA O SISU 2019 — Inscreva-se Agora no Site MEC

Hoje em dia, muitas pessoas buscam alternativas para conseguir ingressar em uma boa universidade. No entanto, as mensalidades de alto custo acabam se tornando um empecilho. Por isso você deve saber sobre a inscrição para o SISU 2019.

Como uma forma de tornar o ensino de qualidade mais democrático, e dar opções a todas as pessoas, o governo brasileiro desenvolveu algumas alternativas de programas.

O SISU é justamente um deles, e permite que pessoas que prestaram o ENEM utilizem a sua nota para ingressar em grandes universidades. Entenda melhor como funciona o programa, e como fazer a sua inscrição SISU.

SISU 2019

 SISU é a sigla par Sistema de Seleção Unificada. Trata-se de um sistema de aproveitamento da nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Através do SISU, alunos que prestaram o ENEM podem conquistar as suas vagas em grandes instituições.

É um sistema automático que analisa as notas dos alunos inscritos. Alunos com as melhores notas podem ocupar as vagas disponibilizadas pelas universidades especificamente para esse sistema.

Inscrição para o SISU 2019

Por ser um sistema informatizado, as inscrições SISU não estão atreladas a realização de prova. Você vai, na verdade, utilizar a sua pontuação na última edição do Enem.

Então o sistema informatizado cria uma espécie de ranking com os melhores pontos. E então os alunos que tiverem boas colocações poderão se matricular nas vagas das universidades participantes.

Fazer a inscrição para o SISU é uma grande oportunidade para pessoas que querem iniciar os estudos, mas não têm condições de arcar com os cursos das grandes universidades.

Cada candidato pode escolher até 2 cursos que tenha interesse em fazer, que podem ser em instituições diferentes. Ele também deverá escolher entre concorrer de forma ampla ou a partir das cotas.

Quem pode fazer a Inscrição para o SISU?

Se você ficou interessado em fazer a inscrição do SISU, é importante entender quem tem o perfil adequado para participar do sistema. Esse é um serviço voltado para pessoas que fizeram a prova mais recente do Enem.

Confira os requisitos:


01. Os candidatos precisam, obrigatoriamente, ter feito a prova do Exame Nacional em 2018. Também é exigido que o interessado em fazer inscrição SISU tenha tirado nota maior que zero na redação do Enem.


02. No ato da inscrição, o candidato deverá verificar se o curso que tem interesse em fazer não exige uma nota mínima de pontuação no Enem. Muitas universidades estipulam uma quantidade de pontos para que o aluno seja elegível para bolsa através do SISU.


É muito importante prestar atenção a nota de corte, pois caso o candidato escolha um curso que exija uma pontuação maior do que aquela conquistada por ele no Enem, então estará automaticamente excluído do SISU 2019.

Inscrição para o SISU 2019

Para fazer a sua inscrição para o SISU, a primeira coisa a fazer é acompanhar a agenda com as datas. Você pode fazer isso através do site oficial do SISU, lembrando que o sistema faz seleções semestrais, portanto, duas vezes ao ano.

Confira a seguir o passo a passo de inscrição:

Inscrição para o SISU 2019


Passo 01: Acesse o site através do endereço: www.sisu.mec.gov.br.


Passo 02: Uma vez na página, você usará o seu login e senha utilizados no Enem 2018. Se você por acaso esqueceu essas informações, poderá recuperá-las através do site do Enem.


Passo 03: Confirme se os seus dados pessoais estão corretos, e vá para a tela “minha inscrição”. Lá você poderá escolher 2 cursos por ordem de interesse, sendo o primeiro o que mais lhe interessa.


Passo 04: Clique em “fazer inscrição na primeira opção”. Escolha a instituição e o curso. Clique em “escolher este curso” e confirme a sua candidatura.


Passo 05: Você também poderá escolher a modalidade, sendo ela “cotas” ou “modalidade ampla”. Escolha, e confirme. Faça o mesmo procedimento para “fazer inscrição na segunda opção”.


Passo 06: Depois de concluída, será aberta uma página de confirmação. Caso você não tenha nota suficiente para concorrer ao curso que deseja, o sistema vai barrar a sua inscrição SISU, solicitando que você escolha outro curso.


É importante, no entanto, que você verifique sempre a nota de corte antes de se candidatar. Assim você garante que está apto a utilizar a sua inscrição SISU no curso de seu interesse.

Com certeza, fazer a inscrição para o SISU 2019 é uma ótima oportunidade de aproveitamento de suas noras no ENEM. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *