INSCRIÇÃO DO SISU 2019 — Como se inscrever – (Passo a Passo)

O ENEM está perto de acontecer e muitos candidatos já estão pensando nos cursos e nas universidades que pretendem ingressar. Com a nota do exame em mãos, os participantes poderão realizar a inscrição do SISU 2019 para concorrer às vagas oferecidas por universidades federais e estaduais (públicas e privadas) de todo o Brasil.

Muita gente estará fazendo o Enem pela primeira vez e, por conta disso, não sabe muito bem como funciona o SiSu, o principal programa de seleção de candidatos para as universidades brasileiras.

A seguir você poderá tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao Sisu, como funciona o programa e muito mais!

Como funciona o SISU 2019

O SiSu é um sistema criado pelo Ministério da Educação (Mec), aonde instituições de ensino superior de todo o país distribuem milhares de vagas para os participantes do Enem.

Assim que o resultado do Enem é divulgado, poucos dias depois as inscrições para o SiSu são iniciadas. As inscrições SISU deverão ser realizadas em um site específico, diferente do Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrição do SISU 2019

Para concorrer às vagas, os interessados deverão utilizar o número de inscrição e a senha utilizadas no Enem.

A inscrição funciona em uma única etapa, onde os candidatos terão que escolher até duas opções de curso por ordem de preferência. Durante o período de inscrição, os candidatos poderão mudar os cursos selecionados, mas é preciso ficar atento, pois assim que o prazo terminar, a última opção escolhida será considerada a oficial.

Quando as inscrições terminarem, o sistema selecionará os candidatos com as melhores avaliações em cada curso, por modalidade de concorrência. O critério adotado é a nota obtida no Enem. Algumas instituições reservam vagas para candidatos que atendem os critérios das políticas de ações afirmativas.

Algumas universidades adotam uma nota mínima para que os candidatos possam concorrer às vagas oferecidas no sistema. Ao realizar a inscrição em uma vaga, o sistema informará ao participante se sua nota é suficiente para se inscrever nos cursos desejados.

Caso não seja, será possível escolher outros cursos e instituições cujo nota de corte seja compatível com as notas do participante.

Quem pode fazer a Inscrição do SISU 2019

O SiSu é destinado para qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem e que tenha tirado notas iguais ou superiores a 450 nas provas objetivas e que não tenha zerado na redação. Não há limites para renda ou tampouco é exigido algum valor para realizar a inscrição do SISU.

No sistema será possível escolher os cursos e visualizar a nota de corte de cada um. Assim que realizar as escolhas, os candidatos deverão esperar a divulgação dos resultados para saberem se serão chamados. Caso sejam, será necessário realizar a matrícula na instituição seguindo as orientações da plataforma.

Inscrição do SISU 2019

As inscrições são fáceis e não demora nem 10 minutos para serem concluídas. Apenas os participantes da última edição do Enem poderão concorrer às vagas oferecidas através do SiSu 2019.

Porém, será necessário ter tirado uma nota superior a zero na redação para poder realizar a sua inscrição. Além disso, os candidatos deverão estar com o número de identificação e a senha utilizados para se inscrever no Enem.

O primeiro passo a ser dado é confirmar os seus dados para que o sistema possa entrar em contato com você, caso seja um dos selecionados. Depois disso, siga as dicas a seguir para se inscrever no programa:

Inscrição do SISU 2019


Passo 01:  Acesse o site do SiSu através do endereço: www.sisu.mec.gov.br. Se as inscrições já estiverem abertas, clique em “minha inscrição”. Será necessário informar o número de inscrição do Enem e a senha utilizada para entrar na Página do Participante.


Passo 02: Se as credenciais estiverem certas, o participante terá acesso ao sistema. Nesse momento os participantes deverão escolher até dois cursos, em ordem de importância.


Passo 03: No próprio sistema é possível encontrar todas as instituições e seus respectivos cursos. Antes de realizar a sua inscrição, no entanto, será necessário verificar se o candidato possui a nota necessária para pleitar aquele curso.


Passo 04:  Depois de encontrar o curso desejado, será necessário escolher uma modalidade para concorrer às vagas. Marque a opção “escolher essa modalidade” para continuar a sua inscrição.


Passo 05:  Agora será necessário confirmar os dados dos cursos escolhidos e conferir a documentação necessária para realizar a inscrição na instituição escolhida. Clique em “confirmar minha inscrição” para concluir o procedimento.


A divulgação do resultado do SiSu é divulgado no calendário oficial do programa. Caso não seja chamado, os participantes poderão participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes (aquelas que não foram ocupadas por outros candidatos).

Depois de aprender mais sobre a SISU inscrição e a escolher as duas opções de cursos no sistema, chegou o momento de esperar os resultados. No dia do resultado pode haver problemas no site do programa devido ao grande número de acessos.


Agora que você já sabe todas as informações necessárias para realizar a inscrição do SISU 2019, faça já o seu cadastro e fique mais perto de conquistar a sua vaga em uma universidade pública. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *