Cronograma Sisu 2020 – Inscrições, Calendário (Saiba Mais)

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é por onde os alunos que realizaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode escolher e concorrer as vagas oferecidas em várias universidades públicas do país sem a necessidade de prestar vários vestibulares diferentes.

Para participar em 2020, basta obter nota superior a 450 na prova geral do ENEM 2019 e não ter zerado a redação. Através da sua nota e da nota de corte do curso escolhido, o MEC realiza a seleção dos alunos. Lembrando que a lei 7.824/2012 determina cotas para pessoas com deficiência, que sejam negros ou de baixa renda.

Cronograma Sisu 2020

Infelizmente, o cronograma para 2020 ainda não foi divulgado, mas geralmente as inscrições começam em janeiro do mesmo ano. Portanto, fique atento ao site do programa (https://inep-enem.com.br/calendario-sisu-2019-2020/), o prazo para fazer o cadastro é de uma semana.

Inscrições

O processo de inscrição é feito online, no site do SISU. Antes de iniciar sua inscrição, lembre-se de consultar as notas de corte do curso que deseja, pois elas variam de instituição para instituição e você pode ter mais chances de conseguir a vaga em uma do que em outra. Com esta informação em mãos, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/);
  2. Quando as inscrições forem abertas, deve aparecer um botão laranja “fazer inscrição”. Clique e preenche os dados solicitados para o cadastro;
    Inscrição Sisu 2020
  3. Informe seus dados pessoais e dados do ENEM 2019. Será necessário ter seu número de inscrição e senha do ENEM;Como se inscrever no Sisu 2020
  4. Escolha sua primeira opção de curso;
    Sisu 2020 - Inscricao Passo a Passo
  5. Selecione sua segunda opção de curso;
    como se inscrever sisu 2020
  6. Selecione a instituição de ensino superior pública.
    Como se inscrever no Sisu 2020
  7. No fim desta etapa, vai aparecer uma tabela com as notas de corte e em quais universidades e cursos o estudante tem maiores chances de ser selecionado. Para confirmar suas opções clique em “Escolher este curso”;
    Inscrição Sisu 2020
  8. Selecione agora sua segunda opção de curso. Lembre-se que é possível escolher dois cursos na mesma instituição ou em outra;
  9. Selecione sua modalidade de inscrição: ampla concorrência ou cotas sociais e/ou raciais;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  10. Pronto, sua inscrição está realizada!
    Sisu 2020 - Inscricao Passo a Passo

Há também a possibilidade de acompanhar o processo do Sisu 2020 pelo aplicativo do programa, disponível para iOS e Android. É possível também alterar suas opções de curso até o último instante da data limite para inscrição. Portanto, aconselhamos que você verifique diariamente a nota de corte, pois pode haver variações.

[Veja aqui como funciona o Sisu 2020 e fique por dentro!]

Resultados do SISU 2020

ResultadoO MEC ainda não divulgou o cronograma para o SISU 2020, portanto a divulgação do resultado também não tem data definida. Em geral, o resultado é divulgado em até 7 dias após o término das inscrições, o que deve ocorrer entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2020.

O resultado é divulgado pelo site oficial do SISU ou pode ser consultado pela central de atendimento do MEC pelo número 0800 616161.

Lembre-se que há a possibilidade de ficar na lista de espera. Vagas remanescentes são redistribuídas para os próximos alunos em função de sua classificação.

Nota de corte

Nota de corteA nota de corte varia de ano a ano, mas cursos mais concorridos possuem as maiores notas, ou seja, é necessário ter obtido notas altas no ENEM. É o exemplo do curso de Medicina e Arquitetura. Além destes cursos, em 2019, os mais concorridos foram Psicologia, Direito, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia.

Universidades mais concorridas

Em geral, as opções dos estudantes são:

  • UFS;
  • UFSC;
  • UFRRJ;
  • UFPI;
  • UFPE;
  • IFPA;
  • UFMA;
  • Unifap;
  • UFBA;
  • IFBA;
  • UFV.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo site oficial do Sisu.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Cronograma Sisu 2020 – Inscrições, Calendário (Saiba Mais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *