COMO SE INSCREVER NO SISU 2019 — Passo a Passo Completo!

O SISU, sistema de Seleção Unificada, é o Sistema de Seleção informatizado gerenciado pelo MEC, no qual universidades públicas oferecem vagas a candidatos do ENEM.  São as notas do ENEM que os candidatos podem utilizar, por isso vamos explicar como se inscrever no SISU 2019.

O SISU entrou no ar em 2010, e tem por base o projeto Universidade Para Todos, do governo Federal. São diversas Universidades públicas espalhadas por todo país, com dezenas de vagas abertas. O candidato pode escolher até duas opções de vagas ofertadas.

As áreas básicas de ingresso ao qual se concorre vagas podem ser: Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Curso de modalidade EAD – Ensino a Distancia, não são elegíveis.

O que é o SISU?

Todo semestre, o SISU – Sistema de Seleção Unificada – abre inscrições para vagas em universidades públicas espalhadas por todo o país. O processo do Sisu é totalmente informatizado e usa a nota do Enem para classificar os candidatos. Portanto não há provas ou inscrições presenciais.

Como se inscrever no SISU 2019

Tudo é feito online, onde o candidato se inscreve utilizando o mesmo número de inscrição gerado na ultima edição do ENEM, lembrando que o sistema não aceita inscrições de anos anteriores ao último exame.

Quem pode se inscrever no SISU?

O candidato com maior pontuação do Enem ocupa a primeira vaga, aquele que tiver a segunda maior pontuação ocupa a segunda vaga e assim por diante, até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas Quanto maior a nota no ENEM, melhor a classificação no SISU.

Para se candidatar é preciso:

  • Ter feito o exame do ENEM mais recente
  • Não ter zerado na redação do Enem
  • Atender as Notas mínimas da Instituição de ensino pretendida.

Atendido os requisitos é possível então fazer a inscrição do SISU. Acompanhe no tópico a seguir como se inscrever no SISU.

Como se inscrever no SISU 2019

O processo seleção acontece duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Normalmente são três dias para que os candidatos possam escolher os cursos aos quais desejam se candidatar.

O cronograma do processo seletivo do Sisu para o 2º semestre de 2018 ainda não está disponível. É importante estar atento ao cronograma para não perder a data. Você pode ter acesso a esse cronograma diretamente no site, com as inscrições SISU abertas você deverá seguir o passo a passo abaixo:

Como se inscrever no SISU 2019


Passo 01:  Acesse o site do SiSu através do endereço: www.sisu.mec.gov.br. Se as inscrições já estiverem abertas, clique em “minha inscrição”. Será necessário informar o número de inscrição do Enem e a senha utilizada para entrar na Página do Participante.


Passo 02: Se as credenciais estiverem certas, o participante terá acesso ao sistema. Nesse momento os participantes deverão escolher até dois cursos, em ordem de importância.


Passo 03: No próprio sistema é possível encontrar todas as instituições e seus respectivos cursos. Antes de realizar a sua inscrição, no entanto, será necessário verificar se o candidato possui a nota necessária para pleitar aquele curso.


Passo 04:  Depois de encontrar o curso desejado, será necessário escolher uma modalidade para concorrer às vagas. Marque a opção “escolher essa modalidade” para continuar a sua inscrição.


Passo 05:  Agora será necessário confirmar os dados dos cursos escolhidos e conferir a documentação necessária para realizar a inscrição na instituição escolhida. Clique em “confirmar minha inscrição” para concluir o procedimento.


Nota de Corte SISU 2019

As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias de inscrição e você pode acompanhá-las no site durante esse período e assim saber sobre a sua classificação.

O Sisu 2019 calcula a nota de corte com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso em específico, por modalidade de concorrência.

Como se inscrever no SISU 2019

Lembre-se que a nota de corte é apenas uma referencia, logo não gera nenhuma garantia de vaga. A nota de corte oficial é informada pelo sistema somente a partir do segundo dia de inscrição.

Outra referência que pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições é a classificação parcial, que é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção de curso.

O candidato selecionado em sua segunda opção deverá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção, tendo ele efetuado sua matrícula ou não no curso selecionado como segunda opção.

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibiliza para as instituições participantes uma Lista de Espera para preencher vagas que não foram preenchidas nas chamadas normais, quando for o caso.


Agora você tem todas as informações sobre como se inscrever no SISU 2019 não deixe passar a oportunidade de garantir sua vaga em uma universidade pública. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *