Como Funciona o SISU 2020 → Inscrições e Nota de Corte

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado administrado pelo Ministério da Educação (MEC), na qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Portanto, se você pretende fazer um curso superior, fique atento ao SISU 2020.

Quem tem direito?

Podem participar do SISU 2020 todos os estudantes que tenha feito o ENEM no ano anterior. Também é necessário que você consiga uma nota superior a 450 pontos, e não zerar na redação.

Como funciona o SISU 2020?

Nota de corteO candidato que atenda os requisitos acima pode efetuar sua inscrição no site do MEC, escolhendo até duas opções de curso. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do ENEM, de acordo com o número de vagas por curso, por Modalidade ou Concorrência.

Caso seja selecionado, procure a instituição de ensino escolhida para efetuar sua matrícula. Caso não seja selecionado em nenhuma das opções escolhidas, ainda é possível participar de uma lista de espera. Você terá que acessar o sistema do SISU para escolher qual das vagas escolhidas será colocada na lista de espera. Fique atento a todos os prazos.

Inscrições

É muito simples se inscrever no SISU 2020. As datas para o processo seletivo ainda não foram divulgadas, mas a primeira seleção normalmente ocorre em janeiro. A inscrição é gratuita, e para isso é só seguir o passo-a-passo que preparamos:

  1. Acesse o site do SISU, disponível em http://www.sisu.mec.gov.br/;
  2. Informe seu número de inscrição do ENEM e sua senha;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  3. Após efetuar o login, confira se os dados estão corretos, caso contrário atualize;
  4. Clique em Fazer minha inscrição;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  5. O próximo passo é escolher o curso e quais instituições de ensino público o oferecem. A pesquisa pode ser feita por curso, instituição ou município;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  6. Confira todas as informações a respeito do curso;
  7. Após fazer a escolha, clique em Escolher este curso. Você pode escolher até dois cursos;
  8. Escolha a modalidade;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  9. Finalize a inscrição clicando em Confirmar minha inscrição;
    Como se inscrever no Sisu 2020
  10. Você receberá em seu e-mail uma mensagem confirmando a sua inscrição.
    como se inscrever sisu 2020

>> Veja aqui o passo a passo da inscrição no sisu 2020 <<

Nota de Corte

O Sisu possui uma nota de corte, que nada mais é que a menor nota para permanecer entre os potencialmente escolhidos. Essa nota pode variar durante o processo de seleção, e serve apenas como referência para que o candidato possa monitorar as suas vagas durante o processo

Desta forma, é possível que você altere as suas opções de cursos, caso o curso que você tinha escolhido esteja com uma nota de corte acima da sua nota obtida no Enem, é possível alterar as suas opções. A nota de corte não é atualizada em tempo real e aparece apenas a partir do segundo dia de inscrições do Sisu.

Calendário e Datas de Inscrição

As datas para as inscrições ao SISU 2020 ainda não foram divulgadas, mas é bom ficar atento e já ir se preparando. Se você vai fazer o ENEM neste ano, lembre-se: é preciso obter uma nota superior a 450 pontos, e não zerar a nota de redação para poder se inscrever. O calendário com as datas da última seleção do SISU foi o seguinte:

  • 22 a 27 de janeiro: período de inscrições (as notas de corte são divulgadas a partir do segundo dia de inscrição, a partir das 0h);
  • 28 de janeiro: resultado da primeira chamada;
  • 29 de janeiro a 5 de fevereiro: prazo para participação na lista de espera;
  • 30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula da primeira chamada (observar dias, horários e locais de atendimento indicados pelas instituições em seus respectivos editais);
  • 7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

>> Veja aqui o cronograma completo do SISU 2020 <<

Aplicativo SISU 2020

Aplicativo SISU 2020Outra boa opção para ficar por dentro de todas as notícias do SISU 2020 é baixar o aplicativo disponibilizado pelo MEC. Com ele você poderá acompanhar a sua inscrição, ter acesso às classificações atuais, ver o resultado final e a lista de aprovados. Também é possível escolher até 4 opções de curso para acompanhar a nota de corte, e informações gerais sobre cada etapa do processo de seleção.

Aplicativo SISU 2020

Para fazer o download, basta entrar na loja de aplicativos de seu smartphone e baixar o aplicativo. Ele é gratuito e está disponível para celulares iOS, Android. (Baixe aqui na Play Store ou Baixe aqui na Apple Store)

O SISU 2020 é uma ótima opção para quem deseja ingressar no ensino público superior. Fique atento a todos os prazos e requisitos necessários para participar da seleção, bem como aos documentos necessários.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Como Funciona o SISU 2020 → Inscrições e Nota de Corte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *